sábado, 3 de julho de 2010

Diário de viagem - dia 4




No momento em que este escrevo esta entrada já os espanhóis iniciaram os festejos da sua passagem às semi-finais do campeonato do mundo de futebol. Aliás, o meu jantar foi bastante animado graças a este evento. Quando entrámos na “sidreria” asturiana, em Madrid, onde já temos ido “tapear” diversas vezes o ambiente ainda estava relativamente calmo, mas de forma gradual começou a aquecer até um ponto em que achámos mais seguro terminar o jantar e ir dar um passeio a pé uma vez que a nossa falta de entusiasmo pelo jogo se tornava evidente.

Habitualmente pedimos uma tábua de pinchos quentes e uma “ración” de “huevos rotos”, optando desta vez por uma variante que incluía pimentos de Pádron. Esta é uma daquelas receitas extremamente fáceis, mas que necessitam de muita prática. Em Madrid, há um célebre restaurante, a Casa Lúcio, que tem por especialidade estes “huevos rotos”, que não são mais do que umas batatas fritas aos palitos grossos em cima das quais se deitam ovos estrelados, ainda não totalmente fritos, mas que teoricamente acabam por cozer com o calor das batatas. Depois, segundo uma receita que encontrei ainda terminam com um chorro de azeite quente em que foi frito alho. Quando bem feito é um prato delicioso, mas a sua preparação não é tão fácil como parece. Pois tudo deve ter os tempos exactos e a qualidade dos produtos também não é indiferente para o resultado final. Infelizmente esqueci-me da máquinaa fotográfica, por isso não posso acompanhar esta descrição com a necessária reportagem. Mas espero ter nova oportunidade de voltar à referida “sidraria” nos próximos dias.

Mas deixo aqui testemunho de uma manhã passada a visitar Alhambra e a Generalife, em Granada.


2 comentários:

  1. Filomena, acompanhar a tua viagem dá-me vontade de fazer novamente malas e deitar-me à estrada... Alhambra é especialmente bonita no Inverno, mas também só a conheci (e mal) no Verão!
    Obrigada pela partilha!
    Desejo as melhoras dessas aventuras gastronómicas (esta a melhorar, certo?)!
    Um beijinho e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, Marina
    Granada é uma cidade linda. Também não conhecia e fiquei com imensa vontade de regressar. Hoje o dia correu bastante bem. Muito descanso e boa comida, tipicamente espanhola. Bjs

    ResponderEliminar