domingo, 25 de julho de 2010

Gelatina de chocolate em versão minimalista

A preguiça reina na minha cozinha. A tal ponto que o meu pai esta semana até me ofereceu o livro da Mafalda Pinto Leite - Cozinha para quem não tem tempo. Já há algum tempo que pensava comprá-lo. As receitas estão divididas pelo tempo que levam a confeccionar, em 10, 20 e 30 minutos. Já tenho várias assinaladas, mas como neste momento até as de 10 minutos me parecem um enorme esforço optei por criar uma receita de 5 minutos. Mais rápido é difícil! Tratam-se de umas gelatinas de chocolate feitas a partir de uma embalagem da Chocolateria San Gines, em Madrid, preparada para fazer chocolate a "la taza". A embalagem dizia para misturar o pó com leite, mas como não o tinha em quantidade suficiente foram feitas com uma mistura de leite e água (1 litro no total) a que adicionei 2 colheres de chá de agar-agar. Deixei ferver cerca de 1 a 2 minutos, mexendo sempre, para engrossar o chocolate e depois deitei em copos de vidro. Por cima, coloquei umas gotas para cobertura de chocolate de laranja.

As fotografias foram tiradas em Alcáçovas onde passei o sábado. Só de olhar dá vontade de ir fazer uma sesta ...


6 comentários:

  1. Fa,
    Aqui vai uma receita de conserva de limões, retirada do "Grande Livro de Cozinha" da Ed Civilização:
    14 limões médios ou grandes; 200 gr de sal, 1 pau de canela partido em 4; 1 col de sopa de sementes de funcho torradas, 2 dedos de gengibre fresco em fatias finas
    Lavar 10 limões (dos maiores) e enxaguar. Cortara cada um longitudinalmente em 4, mas não completamente até à base. Recheá-los com sal, o máximo que se conseguir. Colocar num frasco de vidro com capacidade para os limões e ir polvilhando com as especiarias à medida que se introduzem no frasco. Deitar o restante sal e fechar. Os limões devem estar bem apertados dentro do frasco. Deixar em local fresco por 3 dias. Espremer o sumo dos limões (acrescentar mais sumo se necessário para os cobrir completamente). Fechar e deixar repousar 8 semanas. Quando precisar retirar 1 limão, passar por água, cortar em 4 e raspar a casca para utilizar. A polpa usa-se em marinadas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Carla. A receita parece-me muito interessante e vou experimentar logo que consiga ir ao mercado biológico. Um grande beijinho para si pela simpatia que teve em não se esquecer deste meu "desejo" e pela paciência em copiar a receita. OBRIGADA

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia do blog. Deu uma fome danada.
    Parabéns.
    Abraços
    Diego

    ResponderEliminar
  4. hum que delicia
    bem essa paisagem deixa mesmo a desejar ter ferias
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Moranguita
    Até podem estar a pensar que fiquei por Alcáçovas, mas não ... já regressei á minha cozinha, só que tenho tudo de "pernas para o ar" como se costuma dizer. Bjs

    ResponderEliminar