sexta-feira, 23 de julho de 2010

Gelatinas de framboesa e cerejas

O agar-agar é uma alternativa à gelatina de origem animal, à venda nos supermercados. Neste caso, trata-se de um produto derivado de determinadas algas, que para além do efeito gelificante parece ter outros propriedades, nomeadamente a de saciar a fome, contribuindo desse modo para um eventual emagrecimento.

Tenho feito principalmente pudins, mas as suas aplicações podem ser diversas (mousses, geleias, etc.). Tal como a outra gelatina, esta também tem os seus segredos. Algumas embalagens referem ser necessário colocar o pó de molho 10 minutos, outras marcas sugerem logo uma cozedura em água ou outro liquido de 5 minutos. Neste momento, opto por colocar de molho num pouco de água e depois levar ao lume até obter um liquido transparente (tempo inferior a 5 minutos), nessa altura junto ao restante creme. Se a gelatina levar muito liquido vai ter mais tendência a libertá-lo depois de desenformada. Por isso, a opção é ou colocá-los em chávenas e taças, não desenformando, ou então utilizar, por exemplo, iogurte grego ou ricotta que irão dar uma consistência mais espessa.

As que aparecem na imagem foram feitas ontem, tendo utilizado neste caso 250 ml de água e 2 colheres de chá cheias de agar-agar. Coloquei o agar-agar de molho uns minutos e depois levei ao lume até ter um liquido transparente que juntei a um creme formado por 250 ml de de iogurte magro, batido com 125 g de framboesas. Nas formas previamente demolhadas com água fria coloquei algumas cerejas sem caroço.

5 comentários:

  1. Olá Fá,
    Tenho sempre alguma dificuldade em dosear o agar agar. Já me aconteceu ficar com uma gelatina durissima, o que é muito agradável. Neste post não dizes quantas colheres de chá utilizaste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Desculpa, Carla. Já detectei o erro! Foram 2 colheres de chá. Normalmente é o que uso para esta quantidade de creme, mas a consistência do produto final é muita variável. Por exemplo, quando uso chocolate a gelatina fica bastante sólida. Bjs

    ResponderEliminar
  3. que bom
    nunca usei o agar agra nem vi a venda
    mas talvez porque nunca procurei muito
    da proxima vcez qye for as compras vou procurar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa com esses livrinhos da foto.
    Ainda não me dediquei à agar-agar a 100%, mas noto um grande potencial para multiplas experiências. Assim que entrar de férias vou partir à descoberta. Obrigada por ires partilhando connosco e mostrando q afinal é tão fácil :)

    ResponderEliminar
  5. Na Amazon.fr encontrei vários livros sobre o agar-agar, para além destes que comprei. bjs

    ResponderEliminar