Em termos gastronómicos o dia não me correu muito bem. Preciso de tempo e de disponibilidade mental para cozinhar. Não consigo estar concentrada em outros assuntos ao mesmo tempo que desenvolvo alguma actividade culinária. Aliás, conseguir até consigo, mas não sou bem sucedida. Hoje a única coisa positiva que surgiu na minha cozinha foi este singelo acompanhamento de couve roxa.
Comecei por picar uma cebola grande e alourá-la em azeite (pouco). Depois adicionei 3 maçãs pequenas cortadas aos cubos, 1 repolho roxo também pequeno e cortado muito fininho, 1/2 malagueta, sal e 1 colher de sopa de vinagre de Modena. Dexei estufar neste tempero, mechendo com uma colher de pau. Acrescentei um pouco de água e deixei cozer 30 minutos em fogo brando, com o tacho tapado.
Já vi que hoje a culinária saiu ao lado...
ResponderEliminarMas não deixe de testar a tal massa de ricotta.
É mesmo uma delícia!....
Este acompanhamento é muito bom. A minha Tia pantagruélica L. costuma fazê-lo muito bem!
um beijo
Babette
Hummm que belo acompanhamento!
ResponderEliminarÉ uma pena não termos mais disponibilidade mental e temporal para a criatividade culinária. Concordo em absoluto. É dificil fazer tudo ao mesmo tempo, e bem!
Mas estes rasgos de criatividade são dignos de publicação. Obrigada.
2011 beijinhos e votos de próspero ano novo.
Rute
Não percebo o porquê de dizer que o dia em termos gastronómicos não correu bem. Veja só: transformou o seu dia numa salada de dois sabores! E isso é muito precioso. Sabe, um dia tem mesmo que experimentar fazer um risotto. É pura terapia! E para a animar, por estes dias, vou fazer um risotto em sua homenagem. Pode ser? Espero que esteja tudo bem consigo. A falta de tempo, por vezes, pode parecer avassaladora. Eu também sei como é, acredite.
ResponderEliminarUm beijo da Mar
PS: Inspirei-me na sua sopa de couve-flor e experimentei hoje. Correu bem. Obrigada.
Fa,
ResponderEliminarEmbora a culinária seja muitas vezes o meu ponto de fuga, às vezes estou tão stressada que nada me sai bem. De qualquer forma, esta salada parece-me muito, mas muito bem... e com os exageros das festas é perfeita para quem quer uma opção de acompanhamento bem saudável.
bjs e bom ano
Olá, Babette
ResponderEliminarEsta receita também é uma versão mais light de um acompanhamento que a minha mãe fazia com frequência. bjs
Olá, Rute
ResponderEliminarObrigada pelas suas palavras. A nível de publicação tenho um projecto em mente, não relacionado com este blogue mas com um outro - As receitas da minha mãe. Acontece é que há sempre muita falta de tempo. bjs
Olá, Mar
ResponderEliminarSe amanhã for ao supermercado do El Corte Inglés compro o arroz próprio par risotto. Depois fico à espera da sua sugestão. Não se esqueça que sou uma principiante nesse tipo de preparação. bjs
Olá, Pipoka
ResponderEliminarTem toda a razão. Também estou a tentra ser mais comedida. bjs
hum o acompanhamento saiu muto bem. eu gostpo muito desta couvinha ate crua em saladas.
ResponderEliminarbeijinhos