Estes queques foram preparados no final da tarde, num domingo atípico, em que tive oportunidade de me recolher na minha cozinha a misturar ingredientes, até achar que tinha atingido o ponto certo, em paladar e consistência. O feijão já tinha sido cozido durante meia hora em água temperada com erva-doce, como referi na entrada dos biscoitos.
Há duas qualidades que valorizo nestas receitas de queques. A primeira é quando o processo de raspar a taça se torna viciante ao ponto de me esquecer que o tabuleiro com os queques precisa de ir para o forno. A outra qualidade é que ao passar por água a referida taça fique logo sem resíduos, o que significa pouco gordura. Nesta receita consegui atingir estes dois objectivos e ainda fiquei muito contente com o resultado final.
Desvendo agora os ingredientes:
- 2 chávenas de chá cheias de puré de feijão azuki previamente cozido em água temperada com erva-doce
- 2/3 de chávena de chá de farinha de arroz integral
- 2/3 de chávena de chá de farinha de aveia integral
- 1 colher de sopa cheia de sementes de linhaça moídas
- 2 colheres de sopa cheias de cacau magro
- 1 chávena de chá de leite magro
- !/2 chávena de chá de geleia de agave
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de chá cheia de fermento
Como é hábito primeiro misturei os ingredientes secos e depois os húmidos, deixando a adição do fermento para o fim. Foram ao forno durante 15 minutos a uma temperatura de 200º C. Depois de frios polvilhei-os com açúcar em pó, que é uma forma que arranjei para enganar os gulosos (às vezes sem grande sucesso).
Que bom, a descrição de uma receita que implica paciência e recolhimento. E engraçado, como a fotografia passa bem a placidez com que, num domingo à tarde, se dedicou a fazer uns queques de chocolate e feijão. Seria quase escusado dizer, pelos pontos de confluência a nível de gostos, mas adorei o prato! É da nossa loiça naïf? Bordallo Pinheiro?
ResponderEliminarBeijo da Mar.
Olá, Mar
ResponderEliminarEstes queques ficaram deliciosos. Alimentaram-me o corpo com uma série de nutrientes saudáveis e aqueceram-me a alma. O prato não é da BP. Penso que o comprei em Espanha. O desenho do relevo é bastante bonito, porque apresenta um detalhe das figuras muito pormenorizado. bjs
Pela qualidade e variedade de ingredientes só podiam ter ficado mesmo com um aspecto magnifíco...tb gostei do prato.
ResponderEliminarBeijinhos
os queuqes estao ebm bonitos, apetece mesmo tirar um para beber com um cha quente assim que chegar a casa.
ResponderEliminaresta um gelo.
beijinhs
Só para dizer que lhe "ofereci" um risotto. Está à sua espera na página de hoje. A ver se faz este arroz tão terapêutico:)
ResponderEliminarBeijo da Mar
Olá, Tuquinha
ResponderEliminarJá tinha saudades das suas visitas. Obrigada por se lembrar sempre da minha mãe. bjs
Olá, Moranguita
ResponderEliminarTem toda a razão. Há muito tempo que não sentia tanto frio. bjs
Olá, Mar
ResponderEliminarFiquei encantada quando vi o seu mail. Vou tomar nota dos ingredientes. Talvez me sente na cozinha a ler um livro, enquanto preparo o risotto. Muito obrigada. bjs