domingo, 1 de maio de 2011
Gelatina de limão com creme de morangos
Hoje é um dia especial. O momento certo para abrir o livro da minha mãe e fazer algumas das suas receitas. Mais do que dar acabei por ser eu a mais presenteada, porque a minha mãe gostou dos "seus" bolos, deu-me os parabéns e ainda me disse que se ela já não os conseguia fazer eu iria dar continuidade ao seu amor pela cozinha. Poderão parecer pequenas frases, mas têm muito significado para mim. Porque foi um momento de partilha, em que nos encontrámos no mesmo tempo - o almoço do dia da mãe, com toalha e serviço escolhidos para a ocasião. Decoração que ficou completa com um arranjo de rosas feito pelo meu pai. Um momento a guardar na memória.
Na preparação desta sobremesa, leve e fresca, utilizei:
- 500 g de natas
- 1 colher de sopa da raspa da casca de um limão
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 1 chávena de água a ferver
- 1 pacote de gelatina de limão
- 1/4 de colher de sopa de sal refinado
- 2 colheres de sopa de açúcar
Comecei por dissolver o pacote de gelatina na água a ferver. Infelizmente é difícil encontrar gelatina de limão, por isso acabei por utilizar uma gelatina tutti-fruti verde. A cor é importante para o aspecto final e o ideal é que seja gelatina de limão.
Deixei arrefecer a gelatina até ficar morna para adicionar o sumo de limão. Quando começou a querer solidificar, bati a gelatina até obter uma espuma. Usei para o efeito a batedeira eléctrica com a s mesmas varas que se usam para as claras. A seguir juntei a raspa de limão e as natas previamente batidas. Envolvi tudo com muito cuidado e coloquei numa forma passada por água fria.
Esta sobremesa deverá ser feita no dia anterior para poder ficar suficientemente fresca. Depois de desenformada cobri com puré de morangos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um dia a recordar. Momentos que são únicos entre mãe e filha. A ideia de legado e de continuidade é tão bonita... Fico feliz que o dia tenha sido bom e tranquilo. Com muitos momentos para guardar.
ResponderEliminarUm beijo
Babette
Adorei esta sobremesa que a Mariana divulgou no cantinho dela!! vim conhecer a tua cozinha e já estou seguindo!!! bjks
ResponderEliminarDesculpa Fa mas levei esta tua receita tão deliciosa lá para o meu novo blog o "Receitinhas das Vizinhas", espero que não te importes mas não resisti,
ResponderEliminarbeijos e boa semana!!
Olá, Babette
ResponderEliminarComo estas frases com sentido já começam a não ser frequentes, fiquei muito feliz e contente por ter investido em duas sobremesas que foram apreciadas pela minha mãe. bjs
Olá, Kika
ResponderEliminarObrigada pela visita. Pode experimentar que é uma excelente receita.
bjs
Olá, Mariana
ResponderEliminarClaro que não! As coisas boas são para serem partilhadas e as receitas são um saber comum, que nunca se consegue conhecer quem esteve na origem. Obrigada. Fico contente que tenha gostado. è uma sobremesa muito agradável para o Verão.
bjs
Uma herança doce, a da minha querida Fa. Que dá continuidade ao amor da sua mãe pela cozinha. Olhei as fotografias com muito carinho. Não são só ilustrativas de uma receita. E a receita não é só uma receita. Significam o amor enorme da sua mãe. E o seu. Assim declarado. Sob a forma de uma gelatina delicada de limão e morangos.
ResponderEliminarUm beijo cheio de carinho para as duas mulheres que amam a cozinha.
Mar
EU QUE ADORO MORANGOS , ACHEI ESTA SOBREMESA UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO , FICOU PERFEITA...LINDA.
ResponderEliminarBJS
Olá, Mar
ResponderEliminarFoi bom ver a minha mãe a comer com satisfação a "sua" sobremesa. Pedindo sempre mais um pouco porque lhe estava a agradar bastante. Um momento doce partilhado por um conjunto de gulosos.
bjs
Olá, São
ResponderEliminarPenso que quando experimentar vai ficar rendida. O único segredo, se é que assim se pode chamar, é esperar que a gelatina comece a ficar a mudar de consistência para a transformar numa espuma.
bjs
fa mas que maravilha que ficou. um mimminho muito bom para a tua mama :-)
ResponderEliminarbeijinhos
Olá, Moranguita
ResponderEliminarEste é o tipo de sobremesa ideal para lguém que se identifica como Moranguita.
Bom fim-de-semana