Na preparação desta sobremesa, leve e fresca, utilizei:
- 500 g de natas
- 1 colher de sopa da raspa da casca de um limão
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 1 chávena de água a ferver
- 1 pacote de gelatina de limão
- 1/4 de colher de sopa de sal refinado
- 2 colheres de sopa de açúcar
Comecei por dissolver o pacote de gelatina na água a ferver. Infelizmente é difícil encontrar gelatina de limão, por isso acabei por utilizar uma gelatina tutti-fruti verde. A cor é importante para o aspecto final e o ideal é que seja gelatina de limão.
Deixei arrefecer a gelatina até ficar morna para adicionar o sumo de limão. Quando começou a querer solidificar, bati a gelatina até obter uma espuma. Usei para o efeito a batedeira eléctrica com a s mesmas varas que se usam para as claras. A seguir juntei a raspa de limão e as natas previamente batidas. Envolvi tudo com muito cuidado e coloquei numa forma passada por água fria.
Esta sobremesa deverá ser feita no dia anterior para poder ficar suficientemente fresca. Depois de desenformada cobri com puré de morangos.
Um dia a recordar. Momentos que são únicos entre mãe e filha. A ideia de legado e de continuidade é tão bonita... Fico feliz que o dia tenha sido bom e tranquilo. Com muitos momentos para guardar.
ResponderEliminarUm beijo
Babette
Adorei esta sobremesa que a Mariana divulgou no cantinho dela!! vim conhecer a tua cozinha e já estou seguindo!!! bjks
ResponderEliminarDesculpa Fa mas levei esta tua receita tão deliciosa lá para o meu novo blog o "Receitinhas das Vizinhas", espero que não te importes mas não resisti,
ResponderEliminarbeijos e boa semana!!
Olá, Babette
ResponderEliminarComo estas frases com sentido já começam a não ser frequentes, fiquei muito feliz e contente por ter investido em duas sobremesas que foram apreciadas pela minha mãe. bjs
Olá, Kika
ResponderEliminarObrigada pela visita. Pode experimentar que é uma excelente receita.
bjs
Olá, Mariana
ResponderEliminarClaro que não! As coisas boas são para serem partilhadas e as receitas são um saber comum, que nunca se consegue conhecer quem esteve na origem. Obrigada. Fico contente que tenha gostado. è uma sobremesa muito agradável para o Verão.
bjs
Uma herança doce, a da minha querida Fa. Que dá continuidade ao amor da sua mãe pela cozinha. Olhei as fotografias com muito carinho. Não são só ilustrativas de uma receita. E a receita não é só uma receita. Significam o amor enorme da sua mãe. E o seu. Assim declarado. Sob a forma de uma gelatina delicada de limão e morangos.
ResponderEliminarUm beijo cheio de carinho para as duas mulheres que amam a cozinha.
Mar
EU QUE ADORO MORANGOS , ACHEI ESTA SOBREMESA UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO , FICOU PERFEITA...LINDA.
ResponderEliminarBJS
Olá, Mar
ResponderEliminarFoi bom ver a minha mãe a comer com satisfação a "sua" sobremesa. Pedindo sempre mais um pouco porque lhe estava a agradar bastante. Um momento doce partilhado por um conjunto de gulosos.
bjs
Olá, São
ResponderEliminarPenso que quando experimentar vai ficar rendida. O único segredo, se é que assim se pode chamar, é esperar que a gelatina comece a ficar a mudar de consistência para a transformar numa espuma.
bjs
fa mas que maravilha que ficou. um mimminho muito bom para a tua mama :-)
ResponderEliminarbeijinhos
Olá, Moranguita
ResponderEliminarEste é o tipo de sobremesa ideal para lguém que se identifica como Moranguita.
Bom fim-de-semana