sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Frango com grão e abóbora

A inspiração para este prato veio de duas fontes distintas, o cuscus de frango de origem magrebina e o cozido de grão com abóbora que fazem no Algarve. No fundo, a segunda está muito próxima da cozinha árabe, por isso é natural que em termos de junção de ingredientes exista essa proximidade.

Para a confecção desta receita utilizei 1 frasco de grão previamente cozido (marca Pingo Doce), 6 pernas de frango a que retirei a pele, 1/2 abóbora tipo potimarron cortada aos bocados mas com a casca, 1 colher de sobremesa de cominhos moídos, 1 colher de chá de curcuma, pimenta preta moída no momento, azeite, sal e alecrim. Coloquei tudo num recipiente de cerâmica tapado que levei ao forno cerca de 50 minutos.


3 comentários:

  1. Fiquei com pena de não ver a foto da receita depois de pronta... lá vou eu ter de experimentar para saber e ver o resultado!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Cara Babette,
    Vou contar-lhe todos os "segredos"... O aspecto final é muito semelhante porque a qualidade de abóbora que usei não se desfaz e os grãos também aguentam bem o tempo de cozedura. A única diferença é a mudança de cor das pernas de frango. Eu gostei do facto de existirem poucos líquidos, apenas um fio de azeite, e por isso ter havido praticamente uma cozinha ao vapor. Mas o meu marido achou que poderia ter levado um pouco de caldo de frango para ficar com um pouco de molho, também sugeriu que da próxima vez utilizasse a parte superior das pernas por ter mais carne e não ser tão seca. Porém, para mim estaria perfeito nesta versão. É um prato que dá muito pouco trabalho e fica bem. bjs

    ResponderEliminar
  3. fa eu gosto de aboboar na comida e tao boa
    mas ha usn anos enm ve-la hehe
    esta um prato bem saboroso de ecrto aqui
    beijinhos

    ResponderEliminar