terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bacalhau no forno com mini couves lombardas

Como não aprecio muito o tradicional prato natalício de bacalhau cozido, procuro sempre encontrar outras formas de apresentar os mesmos ingredientes. Foi assim que surgiu esta combinação. Uma receita muito simples, mas divinal se os ingredientes forem de boa qualidade.

Comecei por cozer batatas descascadas e cortadas às rodelas grossas (1 cm). Se tivesse mais paciência o ideal seria cozer com casca e depois cortar. Deste modo evitaria que absorvessem muita água. Depois coloquei as batatas num tabuleiro de ir ao forno, forrando toda a parte inferior. À parte, cozi duas postas de bacalhau de cura amarela, que foram posteriormente separadas em lascas e retiradas a pele e as espinhas. Por outro lado, preparei um refogado com 2 cebolas brancas, 2 cebolas roxas, 1 folha de louro, 2 alhos franceses pequenos e 2 dentes de alho. Tudo fatiado e refogado em azeite. Misturei a este refogado o bacalhau e deixei ganhar sabor uns minutos antes de deitar sobre as batatas.

Na loja da Herdade do Freixo do Meio tinha comprado três couves lombardas pequenas a que retirei as folhas exteriores e cozi juntamente com os centros, durante cerca de 15 minutos em água com sal. Não as cozi inteiras porque desse modo seria mais difícil retirar toda a terra que existia entre as folhas. Depois coloquei as couves em cima do bacalhau, partindo os centros ao meio e dispondo-os de forma regular, para obter o efeito de rosáceas. Reguei tudo com azeite em que tinha fritado 6 dentes de alho fatiados. Foi ao forno cerca de 15 minutos, tendo a determinada altura colocado um papel de alumínio para as couves e o alho não ficarem muito torrados.

5 comentários:

  1. Lindo! Uma reivenção das tradições...
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia!!!
    Uma óptima sugestão natalicia...

    Bjinhos e Feliz Natal,


    Rita

    ResponderEliminar
  3. Fa,
    Ficou com um óptimo aspecto. Gosto imenso desses pratos de forno com bacalhau, mais que o bacalhau cozido, sem dúvida, mas ainda assim é a tradição que manda na consoada.
    Beijinhos e ums Boas Festas.

    ResponderEliminar
  4. Bela ideia!! A couve cortada transversalmente parece mesmo uma flor!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estas couves eram muito tenrinhas e gostosas ecomo o bacalhau também era de boa qualidade, tudo isto ajudou ao resultado final. Aliás,o conteúdo deste tabuleiro desapareceu muito rapidamente. bjs

    ResponderEliminar