quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Biscoitos de aveia

Nesta altura do ano, mais precisamente entre o Natal e o Ano Novo, sonho sempre em tirar uns dias para descansar. Não necessariamente para viajar, mas apenas para estar em casa. Poder sentar-me num sofá e ler um livro. Ir à cozinha e preparar um bolo ou uns biscoitos. Mas tudo isto feito sem sentimentos de culpa, que resultam de pensar que deveria estar a realizar outras tarefas. A realidade acaba por se impor a este desejo. Há sempre trabalhos a terminar. Por isso, é preciso conciliar e fazer cedências. Ganhar entusiasmo para encarar os desafios que o ano novo trará, assim como coragem e resistência física para as dificuldades.

Estes biscoitos fazem parte de um momento intimista, em que frente ao computador, procuro conciliar tarefas e encontrar alguma paz em pequenos prazeres. Como parto do princípio que aquilo que faz bem ao exterior do nosso corpo, estou a pensar na aveia, também fará às nossas mucosas internas, optei por preparar uns biscoitos de aveia. Receita inventada no momento, em função dos ingredientes que existiam na despensa e que incluiu:

- 1 1/2 chávenas de chá de farinha de aveia integral
- 3/4 de chávena de chá de farelo de aveia
- 1 colher de sopa de sementes de erva doce
- 1 colher de sopa de canela
- 1 chávena de chá de leite magro
- 2 colheres de sopa de geleia de agave
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento

Tudo bem misturado e colocado às colheradas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima coloquei-lhes ainda meia amêndoa. Foram ao forno cerca de 10 a 15 minutos, o tempo suficiente para a base começar a alourar. Embora não sejam biscoitos para gulosos, conseguem ser muito agradáveis, devido à suavidade que a aveia introduz nesta mistura.

4 comentários:

  1. Tão depuradas as imagens. Pela simplicidade que lhes está associada.

    Obrigada por partilhar. As receitas e a criatividade e as palavras sobre a falta de tempo ou sobre como tentar compensar o ritmo frenético dos nossos dias. Pela comida.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. as mucosas internas devem estar muito contentes! adoro biscoitos de aveia!! o meu desafio agora é "imitar" uma receita de uns biscoitos de aveia e canela que compro no Colombo. São muito fininhos e crocantes! Não é nada fácil!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Mar
    Esperemos que 2011 permita a todos nós conseguir ter mais tempo de calma e de equilíbrio. Bom ano

    ResponderEliminar
  4. Olá, Catarina
    Tem de me dizer onde se come essa especialidade ... Também costumo ir ao Colombo. Será naquela casa de bolos que fica num canto, perto do Celeiro? Bom Ano Novo
    bjs

    ResponderEliminar