quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Conserva de cenoura roxa

Toda a vida comi, em casa dos meus pais, conserva de cenouras, preparada à moda do Algarve. Porém, sempre ouvi a minha mãe referir que a receita tradicional era feita com cenouras roxas. Coisa rara de encontrar nos nossos dias! Assim, logo que vislumbrei no supermercado biológico (BRIO) umas cenouras deste tipo, com um tamanho adequado para a realização desta conserva, pensei logo que não poderia hesitar na compra. Quando comparo o respectivo sabor com o das cenouras ditas normais, apenas acho que estas são menos doces e talvez um pouco mais rijas. Talvez por isso fossem as preferidas para este tipo de salada.

Quanto à preparação o processo é muito simples. Começa-se por tirar a pele e cortar às rodelas. Cozem-se em água temperada com sal, mas não se deixam ficar muito moles. Depois de escorrida a água, ainda no tacho, temperam-se com cominhos em pó, azeite e vinagre. Tapa-se e sacode-se o tacho para espalhar o tempero de forma regular. Deixam-se arrefecer dentro do tacho para ganharem mais sabor.

4 comentários:

  1. naso conheço essa variadade de cenouras
    deve ser boa essa conserva
    vou anotar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Moranguita
    Não são fáceis de encontrar. Pelo menos com este tamanho. Bom Natal

    ResponderEliminar
  3. Decorreu ontem em Castro-Verde a feira de S. Sebastião também conhecida por "feira do pau roxo" que é dos poucos sitios que conheço a venderem esta cenoura roxa por aqui conhecida como pau roxo.

    ResponderEliminar
  4. No mercado de Loulé, ao sábado, também se encontra. Aqui tempram-se com alho e coentros.

    ResponderEliminar