quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Creme de topinambos e courgettes

Esta semana voltei a comprar topinambos ("alcachofras de Jerusalém", "girassol-batateiro"). Desta vez, uns lindos tubérculos, bastante frescos e carnudos. Gosto de experimentar este tipo de vegetais, etiquetados por "esquecidos" nas revistas francesas de gastronomia, porque fornecem, regra geral, boas surpresas em termos gustativos. A primeira vez que os adquiri, numa quantidade pequena, misturei-os com outros legumes e não cheguei verdadeiramente a sentir-lhes o sabor. Por isso, ontem segui um caminho diferente na preparação deste creme.

Comecei por descascar 3 courgettes pequenas que cortei em cubos. Arranjei também os topinambos, descascando-os e cortando-os aos pedaços. A quantidade de topinambos e courgettes foi sensivelmente igual. Coloquei os legumes numa panela com água a que adicionei um caldo de legumes bio, 3 alhos fatiados e folhas frescas de tomilho (1 colher de sobremesa). Deixei ferver 30 minutos. Depois, segui o truque habitual, retirei parte do liquido e triturei com a varinha mágica. Voltei depois a adicionar o caldo que julguei conveniente para obter a consistência certa. Por último, juntei 1 colher de sopa de creme de aveia para cozinha.

O creme ficou excelente de sabor e de textura. Na próxima vez que for ao supermercado biológico tentarei voltar a comprar os referidos topinambos.

6 comentários:

  1. Sempre a aaprender...
    Não conhecia esses topinambos!...
    Um beijo
    Babette
    PS. Saiu hoje o Bolo Prestígio...

    ResponderEliminar
  2. Que óptimo parece este creme!
    Receita sua?

    Os franceses têm razão; os topinambos são de facto muito "esquecidos" na gastronomia.
    :)

    ResponderEliminar
  3. nao comnheco esses toinambos..
    mas a sopa esta tao boa de aspecto
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Olá, Babette
    Obrigada pelo aviso. Já tomei nota da receita.bfs

    ResponderEliminar
  5. Agradeço a visita do BRIO. Os topinambos com que fiz esta sopa foram comprados num dos vossos supermercados, mais precisamente no de Carnaxide, do qual sou cliente desde a abertura. Estou muita satisfeita, digo-o com toda a sinceridade, que tenham aberto este espaço num local relativamente perto de onde vivo. Desejo-lhes sucesso com o empreendimento.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Moranguita
    Se ainda não experimentou aconselho-a a experimentar. Não são muito bonitos de aspectos, mas são gostosos e transmitem uma textura suave ao creme. bfs

    ResponderEliminar