quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Rolo de carne com marmelos assados

A capacidade de reinterpretação de um rolo de carne nunca se esgota. Desde as versões mais minimalistas às mais elaboradas. Misturar sem receio é por vezes o segredo para uma boa surpresa. A inspiração para os marmelos assados, utilizados como acompanhamento, veio do blogue da Carla - De cozinha em cozinha passando pela minha. Tenho de lhe dar razão porque desta maneira o seu sabor não tem nada a ver com o da marmelada, doce que não aprecio.

Para a elaboração deste rolo utilizei:

- 1 kg de lombo de porco, passado uma vez pela máquina de moer
- 1 ovo
- 1/2 pão pequeno embebido em leite
- 3 alhos picados
- nozes picadas
- corintos
- queijo parmesão ralado
- folhas pequenas de tomilho
- sal, azeite e vinagre balsâmico q.b.

Tudo bem ligado e enrolado com a ajuda de pão ralado. Por cima deitei um fio de azeite e à volta gomos de marmelo que assaram juntamente com o rolo. Ainda coloquei um pouco de vinagre balsâmico por cima dos marmelos. Acompanhei, para além da salada de cenouras roxas da entrada anterior, com bulgur aromatizado com cominhos e curcuma.

4 comentários:

  1. Os marmelos ficam ótimos em assados de carne, já experimentei e adorei :) o teu rolo está com um aspecto fantástico. Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei essa combinação... parece excelente!
    Aproveito para desejar à minha querida Fa Boas Festas, na companhia de todos os que lhe são queridos!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Este rolo de carne fez parte de um almoço de domingo, preparado para os meus pais que vieram conhecer a cozinha nova. Ficou bastante agradável e rendeu bastante, o que foi um aspecto importante nesta altura do ano em que andamos todos atarefados. bjs

    ResponderEliminar
  4. hum que combinaçao tao boa.
    dfeve ter ficado um cheirinho na cozinha:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar