quinta-feira, 11 de março de 2010

A Fa no país das maravilhas (cogumelos)


Nos últimos dias tem-se falado muito no novo filme da Disney - Alice no país das maravilhas. Como nunca tinha lido o livro achei que seria altura de o fazer. Mas claro que os significados que tiro de muitas passagens desta obra são contextualizados pelas minhas experiências e preocupações.

Por exemplo, a parte da história que já li tem como elemento transversal a toda a narrativa o facto da Alice mudar diversas vezes de tamanho em função do que come e do que bebe. Claro que isto não me pode deixar de lembrar as dietas que provocam um efeito designado por io-io. Deviam mudar-lhe o nome para dietas "Alice"! Entre os vários episódios há um em que Alice encontra uma caixinha de vidro debaixo de uma mesa, que abre, encontrando lá dentro um bolo muito pequenino. "Por cima, muito bem escrita com pequenas passas, lia-se a palavra «COME-ME». Outra referência gastronómica é quando, encontrando-se presa no interior de uma casa, lhe atiram uma chuva de pequenos seixos que se transformam em pequenos bolos que ao comer fazem com que diminua de tamanho. Este é decididamente o país das maravilhas em que todas nós gostaríamos de viver, em que se reduzisse o peso comendo muitos bolos.

A receita do creme de cogumelos com castanhas foi inspirada por uma lagarta que Alice encontrou em cima de um cogumelo, fumando um narguilé, que lhe disse que se queria ver o seu tamanho aumentado deveria comer o cogumelo, mas teria que descobrir qual o lado do fungo que provocaria esse efeito e qual o que provocaria o efeito contrário.

Os meus cogumelos (portobello) creio que só têm um lado e o único efeito que poderão ter é fazer diminuir o peso, por isso resolvi juntar-lhes um elemento com um efeito contrário - as castanhas. Se nunca mais ouvirem falar de mim neste blogue é porque comi o lado errado e fiquei com um tamanho tão reduzido que não chego ao computador.

Quanto à poção em causa ela é uma variação do creme de cogumelos que podem encontrar noutra entrada. Com a diferença que lhe juntei uma chávena de castanhas congeladas. À semelhança das outras vezes também retirei parte do líquido antes de moer a sopa e depois adicionei-o de novo até chegar à consistência que pretendia.

2 comentários: