sexta-feira, 12 de março de 2010

Rolo de frango recheado com maçã e couve lombarda

Compro muitas vezes peito de frango, por ser uma carne magra. Porém, para não se cair na monotonia dos bifinhos de frango, é necessário investir um pouco mais de trabalho. Porque o visual também conta, e muito, nesta questão da alimentação. Infelizmente as fotografias não ficaram muito bem, mas quem o comeu parece ter gostado do aspecto e do sabor.

Para fazer este rolo comecei por abrir com cuidado os peitos de frango, espalmando-os, de forma a obter uma espécie de triângulos. Coloquei dois com a base para um dos lados e o outro ao contrário, de modo a obter um rectângulo. Por baixo deste coloquei três fios a distância de 2 a 3 cm para depois me facilitar o trabalho de fazer o rolo. Barrei a parte superior do rectângulo com massa de pimentão. A seguir coloquei duas fatias finas de fiambre e duas folhas de couve lombarda a que tinha dado uma fervura de 5 minutos, após ter tirado a nervura central. Posteriormente, salpiquei com alecrim picado e coloquei no centro gomos de maçã. Enrolei com cuidado, atando os três fios. De seguida com um fio maior fiz uma espécie de caseado, ajustando a carne de forma a ficar com um rolo mais perfeito.

Foi ao forno com batatas doces peladas e cortadas aos bocados e com quartos de pêra-rocha. Apenas temperei com azeite e polvilhei com mais alecrim fresco picado. Esteve no forno aproximadamente 45 a 60 minutos. Na altura de o servir, em que tive de o voltar a colocar no forno para aquecer, coloquei umas folhas de couve já escaldadas por cima que reguei com a gordura que tinha ficado no tabuleiro, o que deu um maior contraste em termos visuais na apresentação.

4 comentários:

  1. mas que belo rolo de frango tu pensate e fizxeste
    deve ter ficado delicioso com a maça assada
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Parece delicioso... Frango tb é a carne que mais se come por aqui, sobretudo os peitos. E de facto às vezes é preciso puxar pela cabeça para variar dos bifes grelhados!.... bom fds,
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de fazer rolos de carne, porque permite sempre uma grande variabilidade nos recheios.Bom fim de semana, boas exposições e bons cozinhados.

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso, suculento.Adorei.

    ResponderEliminar