Este é uma adaptação de uma receita que vi no blogue C'est moi qui l'ai fait!. O modo de preparação pareceu-me interessante, permitindo inúmeras variações.
Para a massa utilizei 250 g de farinha, 125 g de margarina (Becel cozinha) e 5 colheres de sopa de água. Misturei bem estes ingredientes até obter uma bola de massa, que coloquei no frigorífico até ao momento da preparação final. À parte, preparei um creme com 100 g de ricota, 100 g de amêndoas torradas e depois moídas, 1 ovo e 50 g de açúcar mascavado. Estendi a massa de modo a obter uma rodela, acertando depois os extremos com um corta massa. Fiz esta operação em cima de um papel aderente, para desta forma ficar com a tarefa seguinte facilitada. Fiz deslizar o papel, com a massa por cima, para o tabuleiro do forno. Depois coloquei o creme num círculo, deixando cerca de 5 a 7 cm de massa a toda a volta. Por cima do creme coloquei as pêras, sem pele e cortadas às fatias, dispondo-as em redondo. Reguei as pêras com sumo de limão para não oxidarem. Posteriormente dei uns cortes oblíquos na massa restante e dobrei cada um dos bocados sobre o recheio, como se vê na imagem. Para terminar, pincelei com leite a massa e salpiquei-a com açúcar mascavado, assim como as pêras. Foi ao forno cerca de 30 minutos. No final, coloquei a tarte sobre uma grelha para arrefecer.
Que tarte original!.... Vou experimentar. Os doces com fruta são muito apreciados cá em casa!
ResponderEliminarBabette
Também já estou com uma série de ideias para reinventar esta tarte! Ficou muita agradável. Claro que eu reduzo sempre o açúcar. Se tivesse um pouco mais ficava mais corada. Bjs
ResponderEliminaresta tarte esta suberba mesmo
ResponderEliminarmas que boa.
vou guradar, eu ate ja comia era uma fatia hehe
Olá, "moranguita". Na verdade desapareceu muito depressa ... Já não existe! Bjs
ResponderEliminar