quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bolo enrolado com canela

Começo por avisar as minhas leitoras que adoro este tipo de bolos, com excesso de canela, por isso serei suspeita nos meus julgamentos. Mesmo que a massa não fique muito fofa sou capaz de os comer com igual voracidade. Este já foi feito há alguns dias, porém tem estado em lista de espera para entrar no mundo digital. Como hoje tenho estado em maré de grandes insucessos na minha cozinha, resolvi que era o momento ideal.

O meu maior problema ultimamente é que tenho preguiça de seguir receitas. Ou talvez seja apenas um ataque de rebeldia passageiro. Esperemos que passe! Porque à custa disso, às vezes, não consigo os melhores resultados. Foi o que aconteceu com a massa deste bolo em que utilizei:

- 500 g de farinha
- 1 saco de fermento para pão
- 3 dl de leite morno
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 2 gemas batidas

Com estes ingredientes preparei uma massa que deixei levedar, dentro de uma tigela e tapada com um pano. Depois de ter dobrado o volume estendi-a numa superfície polvilhada de farinha, dando a forma de um rectângulo. Salpiquei com uma quantidade abundante de canela e de açúcar mascavado e depois enrolei. A seguir, cortei o rolo à rodelas com cerca de 1.5/2 cm de espessura que fui colocando numa forma, de modo a preenche-la a partir do centro. Embora a forma não tivesse ficado logo totalmente preenchida, como deixei a levedar de novo o que aconteceu é que antes de ir para o forno já tinha a circunferência completa. Esteve no forno cerca de 20 a 30 minutos.

Eu adorei o bolo, como já referi sou suspeita, por isso vos deixo uma outra receita de massa que já utilizei num bolo semelhante, a qual fica com uma consistência mais leve:

- 400 g de farinha
- 30 g de fermento de padeiro
- 40 g de açúcar (icing-sugar)
- 250 ml de leite (aproximadamente)
- 1 pitada de sal
- 60 g de manteiga derretida (já fria)
- 2 gemas

Peneirar a farinha, fazendo um buraco ao meio onde coloca a levedura esfarelada, o açúcar e 2 colheres de sopa do leite morno. Misturar com um pouco da farinha estes ingredientes. Cobrir a tigela e deixar levedar. Depois colocar o sal, adicionar pouco a pouco a manteiga, as gemas e o resto do leite. Amassar bem, cobrir com um pano e deixar levedar. A partir dessa altura estará pronta para ser utilizada.

7 comentários:

  1. Scrumptious cinnamon cakes! Thank you so much for your comment about aletria on my site :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Fã...
    tenho estado de férias (cá dentro) (em casa) e hoje resolvi lavar estes olhitos pelos meus blogs predlectos e assim sendo aqui estou para dar um olá e dizer que gostei imenso desse bolinho...as rosetas dão um aspecto lindissímo e quanto ao paladar não é nada suspeita pois tenho a certeza que deve ter ficado uma delicia...
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. outra doida por canela a falar hehe
    e muioto bom sim tenho que fazer
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estes rolos de canela andam-me a persiguir... e não me saem da ideia... tenho que fazer, tenho que provar! Acredito que são deliciosos! E é o meu genero de bolo!
    Quando voltar das férias deito mãos à obra.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Tuquinha
    Já tinha dado pela sua falta...Bom fim-de-semana
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Thank to 5 Star Foodie. I was impressed with the appearance of your "aletria". You made a good choice.

    ResponderEliminar
  7. Olá, "Moranguita" e "Marina"
    Se gostam de canela vão adorar, mas é preciso não serem "tímidas" a deitarem a canela. Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar