sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Crumble" de nectarinas

Regressei ao livro de Alice Hart, Mes recettes bio et saines au son d'avoine, para desta vez me dedicar a fazer um "crumble" tipo de sobremesa muito ao gosto dos países anglosaxónicos. Como não tinha ruibardo, que era o indicado na receita original fiz com nectarinas. As fotografias talvez não sejam muita favorecedoras, mas estava muito bom. Às vezes, quando vou tirar as fotografias já estou tão cansada que não tenho paciência para grandes ensaios.

Comecei por cozer as nectarianas, depois de descascadas e cortados aos bocados (400g), com 5 colheres de água e os grãos de meia vagem de baunilha. Para esse efeito cortei a vagem ao meio mas sem atingir a parte inferior, em cima de uma tábua, abri-a e com a faca raspei o interior. Como achei que as nectarianas têm muito açúcar juntei apenas 2 colheres de sopa de açúcar mascavado. Deixei ferver em lume brando durante 10 minutos, até os bocados de nectarianas ficarem tenros.

À parte, misturei:

- 6 colheres de sopa de farelo de aveia
- 2 colheres de sopa de farelo de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 1 ovo
- 1/2 colher de café de canela em pó
- 1 colher de café de extracto de baunilha

Coloquei a massa que obtive sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal de cozinha. Espalmei bem com a ajuda das mãos, mas sem ter a preocupação de obter nenhuma forma perfeita. Levei ao forno (180ºC) cerca de 15 minutos. Deixei arrefecer e depois desfiz com as mãos para obter um granulado mais ou menos grosseiro em função do gosto de cada um.

Por último, foi só colocar as nectarinas num recipiente e cobri-las com o biscoito partido. Os "crumbles" são mais agradáveis quando comidos mornos, mas para mim mesmo à temperatura natural ficou excelente.

2 comentários: