segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bolo de chocolate com cobertura de chocolate

A V. gosta de fazer bolos. Bolos enormes que alimentem os lanches dos meus pais durante a semana. São feitos com tempo e ternura, deixando um rasto de odores de caramelo pela casa. No final, suscitam olhares gulosos e mãos que querem retirar pedacinhos para provar. Pedi à V. que me deixou reproduzir a receita no meu blogue.

Ingredientes: 4 ovos, 4 chávenas de farinha, 3 chávenas de açúcar, 2 chávenas grandes de leite, 4 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó, 3 colheres de chá de fermento, 1 chávena de água morna, manteiga para untar a forma.

Na batedeira colocar as gemas e o açúcar e misturar até obter uma massa fina e esbranquiçada. Depois acrescenta-se a farinha alternando com 1 chávena de água morna onde se misturou as 4 colheres de sopa de cacau ou chocolate. Separadamente batem-se as claras em castelo. Juntam-se com cuidado ao restante creme e adiciona-se também o fermento.

A forma deve ser bem untada de manteiga e polvilhada de farinha. O bolo deve ser colocado em forno pré-aquecido (150ºC), tendo um tempo de cozedura previsto de 90 minutos.

Para a cobertura utilize 3 chávenas grandes de leite e 5 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó. Misture bem até ficar na consistência adequada. Pode ser necessário acrescentar mais chocolate. Se quiser rechear o bolo repita o processo anterior, misturando para além do chocolate, coco ralado até ficar na consistência adequada.

8 comentários:

  1. Um bolo franco de chocolate. Chocolate no interior e na cobertura. Que parece mesmo ser prolongamento de coisas feitas com tempo e com ternura. Uma bela maneira de descrever aquilo que se faz para um lanche que se quer doce. A saber a chocolate.

    Um beijo para si. E outro para a V. Que fez um bolo lindo. Partilhado, agora.

    Mar

    ResponderEliminar
  2. UM BOLO BEM AO MEU GOSTO,CHOCOLATE MAIS CHOCOLATE SÓ PODE SER UMA DELICIA.
    AMEI
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá Mar,

    Obrigada pela sua mensagem. Votos de um bom dia de sol.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá São,

    Acho que todas as gulosas partilham os prazeres de um bom bolo de chocolate. Gosto, em particular, da ligação chocolate com coco.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  5. hum um bolo que e uma tentaçaoi
    um bolo de chocolate nunca nos deixa mal
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Moranguita,

    São sempre uma tentação para as gulosas.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  7. vera alexandra sá pereira30 de junho de 2011 às 23:12

    Chocolate!!!!!!! Maravilhoso....
    Qual será o proximo que irei fazer?? Logo veremos!! Beijinhos a todos!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Vera,

    Que bom encontrá-la por aqui ... Cheira-me que vai ser de laranja!

    bjs

    ResponderEliminar