As origens algarvias da minha mãe sempre estiveram muito presente na nossa alimentação diária, fosse qual fosse o continente em que estivéssemos a viver. Recordo que na altura não apreciava nem os cozidos de grão com abóbora nem as papas de milho. Mas tudo evolui e os gostos também. Esta receita é uma adaptação dos referidos cozidos.
Neste caso, comecei por fazer um refogado de cebola (3) picada e azeite a que acrescentei depois de alourada a cebola, 3 dentes de alho, 3 cenouras e 3 talos de aipo fatiados. Adicionei ainda ramos de hortelã e um frasco de grãos pré-cozidos. Claro que a isto tudo juntei água e sal. Por último, coloquei pedaços de abóbora cortados e duas pernas de frango. Deixei ferver 20 minutos e tinha o almoço pronto.
o meu Algarve é um palácio de boas receitas e inspirações.
ResponderEliminargostei deste cozido de grão.
Uma mãe presente. Na adaptação ou reinvenção de um sabor de infância. A melhor das homenagens a uma mãe. Querermos comida que é ela. Um bocadinho de ternura, o seu post de hoje. E uma imagem de comida reconfortante. Feita pela Fa.
ResponderEliminarUm beijo da Mar.
Olá Risonha,
ResponderEliminarTem toda a razão. E então os doces são uma perdição. Adoro empanadilhas com recheio de batata doce. Sempre fizeram parte do meu Natal. Também os bolos de amêndoa são os que mais apreciamos. Enfim, ficaria aqui a lembrar de uma série de iguarias algarvias.
bjs
Fa
Olá Mar,
ResponderEliminarEncontro (ou procuro) a minha mãe em muitas das comidas que faço. Esta foi certamente uma delas.
Um grande beijo
Fa
olha nunxa provei nada do genero mas tem bom aspecto. e ainda hoje comi grao adoro
ResponderEliminarEsta comidinha deve ser deliciosa, costumo fazer grão com frango e gosto muito, este é parecido.O meu não leva aipo nem abobora, leva chouriça.
ResponderEliminarUm beijinho e boa semana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá Gisela,
ResponderEliminarO da minha avó (e da minha mãe) também levava chouriço e carne de borrego. Fica gostoso. Antes não apreciava. O meu coizo preferido era o de couve com chouriço preto e orelha de porco.
Um beijo
Fa
Olá Moranguita,
ResponderEliminarSe experimentar acho que vai gostar.
bjs
Fa