quarta-feira, 8 de junho de 2011

Frango com grão e hortelã

As origens algarvias da minha mãe sempre estiveram muito presente na nossa alimentação diária, fosse qual fosse o continente em que estivéssemos a viver. Recordo que na altura não apreciava nem os cozidos de grão com abóbora nem as papas de milho. Mas tudo evolui e os gostos também. Esta receita é uma adaptação dos referidos cozidos.

Neste caso, comecei por fazer um refogado de cebola (3) picada e azeite a que acrescentei depois de alourada a cebola, 3 dentes de alho, 3 cenouras e 3 talos de aipo fatiados. Adicionei ainda ramos de hortelã e um frasco de grãos pré-cozidos. Claro que a isto tudo juntei água e sal. Por último, coloquei pedaços de abóbora cortados e duas pernas de frango. Deixei ferver 20 minutos e tinha o almoço pronto.

9 comentários:

  1. o meu Algarve é um palácio de boas receitas e inspirações.
    gostei deste cozido de grão.

    ResponderEliminar
  2. Uma mãe presente. Na adaptação ou reinvenção de um sabor de infância. A melhor das homenagens a uma mãe. Querermos comida que é ela. Um bocadinho de ternura, o seu post de hoje. E uma imagem de comida reconfortante. Feita pela Fa.

    Um beijo da Mar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Risonha,

    Tem toda a razão. E então os doces são uma perdição. Adoro empanadilhas com recheio de batata doce. Sempre fizeram parte do meu Natal. Também os bolos de amêndoa são os que mais apreciamos. Enfim, ficaria aqui a lembrar de uma série de iguarias algarvias.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar
  4. Olá Mar,

    Encontro (ou procuro) a minha mãe em muitas das comidas que faço. Esta foi certamente uma delas.

    Um grande beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  5. olha nunxa provei nada do genero mas tem bom aspecto. e ainda hoje comi grao adoro

    ResponderEliminar
  6. Esta comidinha deve ser deliciosa, costumo fazer grão com frango e gosto muito, este é parecido.O meu não leva aipo nem abobora, leva chouriça.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Olá Gisela,

    O da minha avó (e da minha mãe) também levava chouriço e carne de borrego. Fica gostoso. Antes não apreciava. O meu coizo preferido era o de couve com chouriço preto e orelha de porco.

    Um beijo

    Fa

    ResponderEliminar
  9. Olá Moranguita,

    Se experimentar acho que vai gostar.

    bjs

    Fa

    ResponderEliminar