sábado, 18 de junho de 2011

Soufflé de bacalhau

Esta semana a A. telefonou-me e perguntou se queria ir almoçar lá a casa (pais) no dia seguinte. Começou por me falar nuns carapaus no forno, que se estaria a preparar para fazer. Passado uma hora telefonei-lhe a dizer que poderia ir e só nessa altura foi revelada a surpresa - o almoço seria um soufflé de bacalhau, feito em minha honra. Claro que adorei a ideia, e, nesse dia, em particular, senti que estava a precisar de ser mimada.

A receita incluiu os seguintes ingredientes:

- 200 g de bacalhau demolhado
- 1 dl de azeite
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 60 g de farinha de trigo
- 2,5 dl de leite
- sal e pimenta q.b.
- 5 ovos
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sopa de salsa picada
- manteiga para untar
- queijo ralado para polvilhar

Tudo começa pela pela cozedura do bacalhau, cuja água (cerca de 1/2 litro) é depois aproveitada. Depois leva-se ao lume o azeite com os dentes de alho e a cebola picados muito finos e vai-se mexendo até alourarem. Junta-se a farinha, mexe-se bem e adiciona-se o leite aos poucos, continuando sempre a mexer. Junta-se também 3 dl do caldo de cozer o bacalhau de forma gradual. Quando começar a borbulhar retira-se do lume, rectifica-se o sal e coloca a pimenta moída. Separe as gemas das claras e junte-as uma a uma o preparado anterior. Leve depois ao lume brando apenas para aquecer, mas sem deixar ferver.Adicione de seguida a polpa de tomate, a salsa picada e o bacalhau, limpo de peles e espinhas e desfeito.

Unte com manteiga uma forma de vidro e polvilhe com queijo ralado. bata as claras em castelo bem firme (pode juntar uma pitada de sal), e, com cuidado, envolva-as no creme morno, aos poucos e sem bater. Deite na forma de vidro e leve ao forno a 160 ºC cerca de 25 minutos. Deve ser servido logo que sai do forno, com uma boa salada de alface.

2 comentários: