segunda-feira, 22 de março de 2010

As gelatinas disfarçaram-se de queques


Contínuo fazendo experiências com a gelatina agar-agar. Desta vez lembrei-me de preparar umas gelatinas de mirtilhos com a forma de queques, dando-lhes depois um ar romântico e ao mesmo tempo primaveril com uns salpicos de flores de alfazema. Pode parecer uma sobremesa altamente calórica, mas é um engano!

Comecei por preparar a gelatina como indicam no pacote. Em 1/4 litro de leite magro fervi durante 5 minutos 1 colher de chá cheia de flocos de gelatina agar-agar. Fui mexendo regularmente. À parte misturei uma caixa de quark, também magro, com 4 colheres de sopa de doce de mirtilhos (com pouco açúcar). Se tivesse em casa mirtilhos frescos teria preferido reduzir a puré uma caixa e adicionar depois ao quark. O creme com que fiquei, depois de misturar o quark com os mirtilhos, ultrapassou um pouco 250 ml. Por último, adicionei este creme à gelatina e coloquei a mistura obtida em formas de queques passadas por água fria. Após, aproximadamente uma hora a gelatina já tinha solidificado.

Desenformei os "queques" e enfeitei-os com iogurte grego, também magro, a que adicionei coco ralado para ficar mais consistente. Coloquei o creme no saco pasteleiro e fiz umas pequenas espirais que depois salpiquei com flores de alfazema. Teria preferido usar quark magro, mas infelizmente já não tinha nenhuma caixa em casa. O quark tem uma consistência mais espessa, quando comparada com a do iogurte grego. Também para os que estão a fazer dietas mais restritivas é possível retirar o coco. Poder-se-á eventualmente aromatizar o quark com baunilha ou deixar uns mirtilhos para colocar por cima neste caso.

4 comentários:

  1. Minha primeira visita aqui

    Me encontrei em todas as receitas...aqui tem tudo que eu gosto muito, espero voltar sempre!

    Parabéns pelo blog!

    Renata
    www.eternosprazeres.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Anotadíssima!
    Onde se compra essa gelatina agar-agar?
    obrigada
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Renata. Ficarei à espera das suas visitas.
    Quanto à questão da Babette e uma vez que "imagino" que viva em Lisboa, poderá encontrar a agar-agar no Celeiro. Vende-se em saquinhos pequenos e posso dizer-lhe que rendem bastante. A Terra Pura também deverá ter.

    ResponderEliminar
  4. Fa:
    Só vi agora esta sua resposta! Obrigada.. apesar de de facto eu não ser de Lisboa!
    Babette

    ResponderEliminar