terça-feira, 23 de março de 2010

Filetes de solha envoltos em alho-francês

Um dos alimentos que maiores desafios me coloca em termos de criatividade - é o peixe. É muito mais difícil preparar qualquer prato de peixe do que utilizar outros ingredientes. Esta receita é uma mistura de algumas técnicas que vi num programa de televisão, somada a alguma inspiração de momento!

Comecei por dar uma fervura de 5 minutos nos talos verdes de 4 alhos-franceses de cultura biológica, cujas partes brancas já usei numa sopa. Depois desta fervura, e, com muito cuidado, fui abrindo as folhas. Isto é, cortei a parte de cima e depois soltei-as de um lado e de outro até ficar com uma placa. Fui empilhando as placas. Deste processo sobraram-me os interiores dos talos ainda com parte branca que cortei aos bocadinhos e misturei com 1 colher de sobremesa de Savora (condimento de mostarda). Transformei esta mistura num creme homogéneo, adiocionando-lhe de seguida um pouco de azeite, para ficar uma espécie de maionese verde.

Salpiquei os filetes de solha apenas com sal de um dos lados e do outro foram barrados com o creme. Depois enrolei-os. Sobre a tábua de cozinha coloquei as "folhas" de alho-francês, umas em sentido horizontal e outras em sentido vertical, de modo a ficar com um quadrado, colocando depois no meio o rolo de peixe. Embrulhei o peixe, dando o formato que se vê na figura. Coloquei os quatro embrulhos num tabuleiro revestido de papel vegetal, e, com um pouco de azeite, que levei ao forno durante 20 minutos. Também untei o alho-francês com azeite para não secar no forno.

Por fim, coloquei as trouxas sobre um molho de tomate feito em casa, a partir de ingredientes frescos. Depois foi só colocar no prato, abrir as trouxas e comer o peixe.

4 comentários:

  1. bem mas que maravilha de peixinho e este.
    assim ate eu comia a todas a refeiçoes e com muito agrado.
    esta mesmo apetitoso
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Moranguita
    Concordo consigo. Este filetes souberam muito bem. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Deve ter ficado muito bom! Tenho de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Lu
    Obrigada pela sua visita. Bjs

    ResponderEliminar