domingo, 7 de março de 2010

Queques de chocolate

Nos últimos tempos, criei o hábito de levar sempre um bolo ou uns biscoitos quando vou visitar os meus pais ao domingo à tarde. Às vezes, penso que posso adiantar o trabalho, fazendo estas iguarias de véspera. Porém, já me apercebi que é uma má opção. Cá em casa há quem não resista ao aroma dos bolos acabados de sair do forno e o que acontece é que estes começam logo a ser comidos antes de chegarem ao destino. Foi por causa disso que hoje me vi obrigada a reforçar o "bolo de cerveja" que já levou um grande desbaste desde que ontem o preparei. Como os meus pais gostam muito de chocolate decidi fazer uns queques, desta vez sem preocupações com as gorduras e o açúcar.

Para a receita utilizei: 85 g de chocolate preto, 150 g de manteiga, 160 g de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, 160 g de açúcar, 5 ovos, 1 vagem de baunilha. Parti o chocolate aos pedacinhos e derreti juntamente com a manteiga no microondas. À parte, misturei a farinha com o fermento. Por outro lado, bati o açúcar, com os ovos e o interior da vagem de baunilha até obter um creme. Juntei a este creme a farinha com o fermento, misturei bem e por último adicionei o chocolate derretido com a manteiga. Deitei a massa em formas previamente untadas de margarina e levei ao forno durante 20 minutos. Deixei arrefecer 5 minutos antes de os tirar da forma e os colocar em cima de uma grelha. Quando estavam frios decorei-os com creme de chocolate derretido com um pouco de manteiga.

2 comentários:

  1. ha dias que nao apetece mesmo pensar na linha e esses queuques bem tiram qualquer um da linha:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem razão. Eu às vezes sou um bocadinho de extremos. A maior parte do tempo tenho muito cuidado com o que como, mas há dias em que me apetece fazer uma asneira ...

    ResponderEliminar