sexta-feira, 12 de março de 2010

Queques de espinafres (doces)

Já no tempo do outro blogue (A minha cozinha) fiz um bolo com espinafres que gostei bastante. Claro que há sempre cépticos que consideram que o verde não combina com coisas doces. Mas combina! Na verdade, o bolo nem sabe a espinafres. Por isso, hoje lembrei-me de fazer uns queques numa versão light. Fiz uma série de adaptações a algumas receitas clássicas de queques e posso dizer que o meu maior problemas foi tirá-los da forma de silicone.
Para preparar estes queques misturei 250 g de farinha, com 50 g de açúcar mascavado, 2 colheres de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 150 g de iogurte natural magro, 75 g de Becel de cozinha (derretida), 2 ovos, 1 colher de sopa bem cheia de coco ralado, 1 colher de chá de essência de baunilha. À parte, fervi durante 5 minutos 2 rectângulos de espinafres congelados. Coloqueio-os a escorrer, depois da fervura, calcando bem para sair toda a água. A massa que obtive foi ainda à 123 (trituradora) para obter um creme sem fios. Juntei este creme à anterior mistura e deitei, depois de tudo bem batido, em formas previamente untadas com margarina. Foram ao forno cerca de 20 a 25 minutos.

Por fim, condescendi um pouco com os gulosos, colocando chocolate branco por cima. Para dar um ar primaveril polvilhei também com flores de alfazema.

4 comentários:

  1. eu nunca fiz doces com legumes ou melhor com espinafres mas estao bem bonitos estes queques
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fa:
    Obrigada pelo comentário que deixou no meu blog.. assim fiquei a conhecer o seu, e a primeira receita supreendeu me bastante..nunca tinha visto doces com espinafres..muito original! Parabens
    Sara

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos, um verde bem primaveril, adoçado com um maravilhoso chocolate branco que eu adoro. Confesso que também olho e penso verde, mas acho que devem ter ficado uma verdadeira delícia.

    ResponderEliminar
  4. Caras leitoras, podem experimentar sem receio. Cá em casa os cépticos já se aperceberam que os queques "estavam" gostosos. Infelizmente, para eles, tarde porque só comeram os restos. Já antes tinha feito um bolo mármore com espinafres e também alguns bolos simples, que não cheguei a colocar no blogue (A minha cozinha). Para a próxima farei em formas mais pequenas e de preferência das de papel que podem ir ao forno e evitam a operação difícil de tirar os queques das formas de silicone.

    ResponderEliminar