quarta-feira, 31 de março de 2010

Tarte de maçã

Esta foi a única sobremesa que fiz no meu aniversário pois os meus convidados insistiram em trazer outras sobremesas para não me sobrecarregarem de trabalho nesse dia. É uma tarte de maçã que costumo fazer e que foi "copiada" de um pequeno estabelecimemento de catering perto do Príncipe Real, em Lisboa, onde eu e os meus colegas costumávamos ir almoçar muitas vezes.
Para a massa uso: 300 g de farinha, 200 g de manteiga, 2 gemas de ovo e 4 colheres de sopa rasas de açúcar (desta vez usei açúcar amarelo). Começo por amassar a farinha com o açúcar e as 2 gemas de ovo e, por fim, junto a manteiga derretida no microondas. Reservo na geleira enquanto preparo resto da receita.
Para o recheio: 5 maçãs reineta grandes, 1 pau de canela e uns "pozinhos" de açúcar.
Descasco as maçãs e parto-as em pedacinhos. Vão ao lume numa panela com o pau de canela, o açúcar e um pouquinho de água no fundo da panela pois a maçã vai desidratando durante a cozedura. Com a colher de pau vou esmagando as maçãs cozinhadas para as reduzir a puré.
Forro uma forma de bolos (sem buraco) com fundo desmontável e levo ao forno cerca de 10 minutos dando uns golpezinhos com o garfo para a massa não crescer. Coloco por cima a papinha de maçã e enfeito com 2 maçãs "golden"cortadas em fatias finas. Por fim, pincelo estas maçãs com 1 ovo batido com uma colher de sopa de açúcar. Fica em forno médio até as fatias de maçã tomarem a cor desejada.
Esta tarte é umas das preferidas do meu marido e, desta vez, não foi excepção o elogio à referida sobremesa.

3 comentários:

  1. esta uma maravilha e bem simples. tenho que testar esta tarte.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem um belíssimo aspecto!
    Mais uma vez os parabéns atrasados...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá Babette,
    Muito obrigada pelos parabéns! Há muitos anos que não comemorava o meu aniversário. Os 40 passaram despercebidos, aos 41 o trabalho, mais um vez, me impediu de comemorar. Por isso, aos 42 resolvi recuperar e comemorar todos de uma vez, com a casa cheia de amigos. soube muito bem :-)

    ResponderEliminar