sábado, 27 de março de 2010

Uma fatia de bolo (virtual) para a Paula


Esta fatia de bolo é dedicada à minha colega de blogue - a Paula, que faz hoje anos. Pode parecer uma maldade fazer um bolo, comê-lo, e, a homenageada nem o chegar a provar. Mas nós as duas estamos já habituadas a lidar com espaços virtuais onde tudo isto é normal, por isso estou certa que a Paula me vai desculpar. Por outro lado, também sei que ela anda sempre à procura de receitas sem glúten, que é o caso desta, a qual encontrei no Dulcis in furno. Trata-se de um bolo de chocolate com batata e pinhões.
Como ingredientes utilizei 1 kg de batatas, 100 g de chocolate negro, 40 g de manteiga, 100 g de açúcar mascavado, 3 ovos, 40 g de pinhões e a casca ralada de 1 limão. Comecei por cozer as batatas com pele. Depois descasquei-as e reduzi a puré. Por outro lado, derreti o chocolete com a manteiga no microondas. Juntei todos os ingredientes e deitei a massa, que fica bastante espessa, numa forma bem untada de margarina e depois polvilhada com maizena. Esteve no forno cerca de 40 minutos. O bolo fica com uma textura bastante húmida.

7 comentários:

  1. Obrigada FA :-)
    Que maravilha de bolo! Curiosamente, hoje não tenho nada de chocolate como sobremesa. Por isso este vem mesmo a calhar! Prometo que brevemente darei entrada de alguns posts. Tenho sido uma má companheira "bloguista", confesso. Beijinho. Paula

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à Paula, mas também à Fa por este bolo tão bonito quanto original!...
    um bom fds para ambas,
    Babette

    ResponderEliminar
  3. parabens a tua amiga paula e a ti plo bolo lindo de chocolate.
    bolo com batata nunca fiz e esta tao bonito
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo óptimo aspecto do bolo! já fui alérgica ao glúten (aos 5 anos fiz a última biópsia e tive a sorte da intolerância desaparecer) e por isso sei da importância de cada vez mais se apostar neste tipo de receitas.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Babette Moranguita. Pela minha parte obrigada! Também gostei muito do bolo ...

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sara
    A categoria "bolos sem glúten" foi criada agora, mas já existem outras receitas no blogue que podem ser inseridas nesta categoria. Nos próximos dias vamos reorganizar as etiquetas. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Babette e Mmoranguita,
    Quero deixar, aqui, o meu agradecimento pelos parabéns.
    É verdade, este bolo deve ser delicioso, assim como outro que a FA publicou no seu outro blog (também com batata; em "as recetas da minha mãe"). Estão ambos na minha lista para experimentar.
    Bjs/Paula

    ResponderEliminar