domingo, 10 de janeiro de 2010

Pernas de frango no forno com aipo e alperces


O frio e a chuva que hoje assolou Lisboa forneceu as condições ideais para um dia dedicado à realização de preparações culinárias, assim como à arrumação da estante e dos livros de cozinha. O meu marido oferece-me frequentemente livros de gastronomia, às vezes mais que um por semana, por isso nos últimos anos eles têm vindo a invadir o espaço nas estantes, em filas duplas, numa espécie de mosaico que resulta do agrupar de pilhas de livros deitados e de outras de livros dispostos ao alto. Porém, apesar de todo o esforço de os encaixar no espaço que cada vez é mais reduzido, ainda não consegui arrumá-los por temas, nem arranjar local para as minhas revistas de culinária. Há poucos dias, lendo um post da Fer, num dos meus blogs preferidos - Chucrute com salsinhas, identifiquei-me totalmente com os montes de revistas espalhadas pela casa de onde saem post-its coloridos, marcando as receitas que me parecem interessantes.



Seguindo o princípio de uma alimentação saudável, mas que saiba bem e tenha uma boa apresentação, fiz para o almoço umas pernas de frango no forno. Para esse efeito utilizei frango do campo, que praticamente não tinha gordura, por isso não lhes tirei a pele. Salpiquei-o com um sal "asiático", que comprei na minha última deslocação a Burgos, numa loja gourmet, que não é mais do que um sal comum com algumas especiarias, que fazem parte da composição do vulgar caril. Este sal tem um sabor bastente suave e nem sequer é picante. Coloquei por cima da carne umas ramos de tomilho e ao lado pedaços de aipo, cortado e damascos demolhados em água quente onde tinha dissolvido pimentão (de Vera). Não sei se este último processo teria sido necessário! Os damascos ficaram bastante macios. Temperei tudo com um fio de azeite e para que não ficasse muito seco deitei-lhe também um pouco da água onde os alperces estiveram de molho. Depois levei ao forno durante cerca de 45 minutos. É preciso ter algum cuidado com os alperces, porque devido ao seu teor em açúcar com facilidade ficam dourados. No fim da cozedura foi necessário virá-los algumas vezes.

Acompanhei o frango com cubos de abóbora potimarron assados no forno, que serão objecto da próxima entrada.


Sem comentários:

Enviar um comentário