quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Rebuçados de tâmaras, recheados com maçapão


 
As festas de Natal e do Ano Novo são um período em que a casa de se enche de familiares sempre dispostos a ajudar nas mais variadas tarefas, mas a quem muitas vezes é difícil distribuir alguma actividade concreta, por acabarem por atrabalhar mais do que apoiar. Mas também é importante reconhecer que com frequência se torna necessário arranjar uma ocupação qualquer, mesmo que não seja essencial para o bom sucesso dos respastos, mas que nos permita conquistar algum sossego. Estes rebuçados de tâmaras desempenharam bastante bem a sua função de "terapia ocupacional". Não foram de todo um trabalho pesado e acabaram por dar algum prazer a quem me ajudou a confeccioná-los. A sua receita, inspirada na leitura de uma revista francesa, seguiu os seguintes passos:

- Comecei por fazer o maçapão com 200 g de amêndoa (sem pele), 200 g de icing-sugar e 1 clara de ovo. Reduzi a amêndoa a farinha na máquina 123. Depois juntei-lhe os restantes ingredientes, amassando bem até obter uma pasta homogénea.

- Comprei tâmaras grandes a que tirei o caroço e depois recheei-as com maçapão. Enrolei-as depois em massa filo previamente pincelada com manteiga derretida. Dei-lhes a forma de rebuçados e levei ao forno (200ºC) até dourarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário