segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cherovias (pastinagas) gratinadas


As cherovias são um tubérculo com uma forma semelhante à da cenoura, mas com um sabor muito mais intenso. Os livros de história da alimentação referem que já seriam usadas pelos romanos e que, antes da introdução da batata na Europa, eram um dos vegetais base da alimentação das classes pobres. Hoje há um movimento que está a procurar recuperar este tipo de produtos. Em Portugal, na região da Covilhã, já foram mesmo realizados festivais de divulgação da cherovia.

Não foi a primeira vez que comprei cherovias, mas das anteriores tinha-as utilizado em sopas ou feito assadas no forno juntamente com outros legumes. A presente receita foi inspirada no último número da revista Cuisine et Vins de France, mas introduzi-lhe algumas alterações. Gostei bastante do sabor que obtive, por isso será algo que irei repetir.

Comecei por pelar as cherovias e cortá-las longitudinalmente em quatro. Levei-as a cozer, em fogo baixo, num tacho com leite (30 cl), cominhos em grão (2/3 de colher de sopa) e uma pitada de sal. O tacho não deve ser tapado e o tempo de cozedura é de cerca de 20 minutos, desaparecendo praticamente todo o leite na fase final. Depois coloquei os legumes, com cuidado porque ficam muito frágeis, numa assadeira, neste caso de barro de Bisalhães, untada com manteiga. Reguei com natas de soja e polvilhei com queijo parmesão e com o resto dos cominhos em grão. Foi ao forno apenas para gratinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário