segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bacalhau no forno com puré de vários legumes

Nos últimos tempos a minha vida profissional tem-me impedido de cuidar de alguns aspectos que considero essenciais para se conseguir ter uma boa qualidade de vida, entre eles encontra-se a alimentação. Assim, cheguei ao fim-de-semana com escassez de ingredientes no frigorífico e na despensa e com os supermercados fechados, devido ao 1º de Maio. Foi por isso necessário aproveitar tudo o que tinha em casa. É na sequência desta situação que surgiu esta receita de bacalhau que acabou por ficar de tal forma agradável, que vai passar para a lista de pratos a repetir.

Comecei por cozer três postas de bacalhau já demolhado durante 10 minutos. Depois de escorrido e frio, retirei pele e espinhas e separei-o em lascas. À parte fiz uma cebolada com três cebolas às rodelas, 6 alhos picados, 1 folha de louro e azeite. Quando a cebola já estava branda deitei o bacalhau e deixei tomar de gosto durante uns minutos, mexendo sempre.

Paralelamente fiz um puré com 3 batatas grandes, 1 batata doce grande (variedade polpa laranja), um pedaço de abóbora e uma cenoura. Deixei ferver os legumes em água temperada com um pouco de sal e 1 colher de chá de açafrão-das-Índias. No final reduzi a puré, deixando um pouco de água da cozedura, cerca de 3 a 4 colheres de sopa, só para não ficar muito espesso e não ter de juntar leite ou gordura. Temperei o puré com queijo parmesão ralado e noz-moscada também ralada. Num prato de ir ao forno coloquei em baixo o bacalhau e por cima a camada de puré. Pincelei com gema de ovo batida e levei ao forno durante uns 20 minutos.

1 comentário:

  1. mas fixzeste um prato bem saboroso com o que tinhas
    adorei
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar