terça-feira, 4 de maio de 2010

Queques de avelã

A ideia de fazer uns queques de avelãs, surgiu primeiro do facto de ainda ter em casa um saco destes frutos secos que trouxe da Mêda, assim como do meu desejo de experimentar uma cobertura de chocolate branco aromatizada com laranja, que comprei recentemente em Madrid na Chocolat Factory.

Para estes queques utilizei 200 g de farinha, 150 g de avelãs moídas, 2 1/2 colher de chá de fermento em pó, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, 2 ovos, 125 g de açúcar, 80 ml de azeite com baixa acidez, 250 g de iogurte magro, 1 pouco de essência da baunilha. Comecei por misturar os ingredientes secos e depois adicionar os húmidos. Bati bem o creme antes de o colocar nas respectivas formas. Foi ao forno cerca de 20 minutos a 200º C.

Quando saíram do forno coloquei-os numa grade de bolos para arrefecerem. Depois foi só derreter o chocolate no microondas e colocar uma colher de chá em cima de cada queque, enterrando-lhe uma avelã no centro.

3 comentários:

  1. Têm um aspecto fantástico!....
    Que pena que não tenho avelãs em casa....
    Babette

    ResponderEliminar
  2. que bons e bonitos que estao. nem apetece tocar so para nao estragar:-)

    ResponderEliminar
  3. Ficaram muito bons. Ofereci-os às "mães" e às "tias" no final do almoço de domingo, que os levaram para casa com outros docinhos. Bjs

    ResponderEliminar