domingo, 23 de maio de 2010

Bolo de chocolate e coco


Ultimamente não tenho colocado entradas no meu outro blogue - As receitas da minha mãe, mas não é por ter deixado de fazer uns bolinhos ao fim-de-semana cujo destino são os pantagruélicos lanches dos meus pais. Acontece porém que as entradas que faço nesse espaço precisam de um maior tempo de elaboração a vários níveis, ao contrário das que aqui faço, as quais são feitas ao correr da pena e da colher de pau.

Este bolo teve como único ponto de partida a ideia de que queria fazer algo com chocolate e coco. A preguiça, ou melhor, o cansaço para ser mais justa comigo própria, fez com que não fosse consultar qualquer livro e resolvesse começar a juntar ingredientes. Claro que à partida, porque já fiz muitos bolos, tenho uma ideia do que é normal introduzir na massa para ficarem com a consistência esperada. Embora às vezes, este princípio não me corra muito bem! Mas também há todo um lado emocionante de saber como vai resultar e de pensar em fazer algumas alterações em nova edição da receita.

Neste caso comecei por derreter 125 g de chocolate preto (Lindt) a que juntei depois 75 g de margarina Becel, quando o primeiro ainda estava quente. Bati até obter um creme homogéneo. À parte, bati 100 g de açúcar mascavado com 4 gemas, até ficar com um creme esbranquiçado a que juntei depois a mistura anterior de chocolate. Adicionei depois 2 iogurtes naturais magros, 100 g de coco, 100 g de farinha de arroz, 100 g de farinha de araruta, 1 colher de sopa rasa de fermento em pó e 1 colher de chá de extracto de baunilha. Depois de misturar tudo bem, adicionei as 4 claras em castelo, com movimentos suaves para que estas não abatessem. Foi ao forno durante cerca de 25 minutos a 200ºC.

Apenas por estar com pressa é que não cobri o bolo com chocolate negro derretido. Penso que teria ficado bastante bem, realçando ainda mais o sabor.

1 comentário: