terça-feira, 11 de maio de 2010

Queques de abacaxi e coco ou o 1º episódio da saga dos iogurtes ácidos

Com estes queques vou dar início a uma série de receitas inventadas ou recriadas para gastar duas caixas de iogurtes que, embora estando perfeitamente na validade, apresentavam uma acidez excessiva para o meu paladar. Como sou a única a comer iogurtes magros naturais cá em casa, não tive quem me ajudasse. Sugeriram-me que lhes colocasse um pouco de compota. Mas teria de engolir uns quantos frascos de doce para que os 16 iogurtes se tornassem comestíveis. Num acesso de mau humor também pensei em colocá-los no lixo, mas depois os meus genes paternos vieram ao de cima e impediram-me de cometer esse desperdício. Provavelmente o que fiz foi pior em termos de sustentabilidade pessoal, e outras sustentabilidades. Mas fiquei satisfeita com a solução e por qualquer razão química a acidez dos iogurtes não se notou muito nas minhas pequenas iguarias.

Para estes queques utilizei 100 g de farinha de trigo, 100 g de farinha de arroz, 4 colheres de sopa de açúcar amarelo, 2 colheres de chá de fermento, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, 2 ovos, 2 iogurtes magros, 1 chávena de chá de abacaxi fresco cortados aos quadrados pequenos e depois envolvidos em farinha, 1 colher de sopa bem cheia de coco. Comecei por juntar os ingredientes húmidos e misturar depois os secos. Coloquei a massa em formas pequenas e levei ao forno cerca de 20 minutos a 200ºC. Depois de frios deitei por cima uma colher de chocolate branco para cobertura da marca Valor, derretido no microondas a que juntei 1 colher de sopa de coco.

Nota: para o caso de algumas das minhas leitoras começar a contar os iogurtes que gastei nesta saga "ácida" é importante referir que antes de a iniciar já tinha comido alguns.

2 comentários:

  1. hehe eu tambem nao aprecio esses iogurtes mas em doicinhos marcham muito bem
    estao lindos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não se notava nada a acidez. Desapareceram muito rapidamente. Bjs

    ResponderEliminar