segunda-feira, 10 de maio de 2010

Borrego no forno em cama de legumes

Na zona onde vivo abriu recentemente um mercado biológico, por isso aproveitei o sábado para fazer uma visita de reconhecimento e também para comprar uns legumes e umas frutas. Infelizmente chovia imenso e era praticamente a única cliente. De qualquer forma penso que este é um programa que vou incorporar na minha rotina de fim-de-semana, porque sempre é mais perto que o mercado do Príncipe Real onde habitualmente fazia as minhas compras. Depois passei pelo talho para comprar algumas proteínas animais, mas sempre à pressa porque o meu grande prazer dos sábados de manhã é poder assistir a um programa da M6 que se chama "Un dîner presque parfait". Nunca consigo ver o programa todo, até por ser bastante longo, mas aproveito os intervalos para preparar o almoço, porque depois de se assistir a este programa apetece mesmo comer uma bela refeição. Foi neste contexto que surgiu a receita de borrego que passo a referir.

Comecei por preencher o fundo de uma assadeira de barro de Bisalhães com cenouras cortadas em palitos grossos, quartos de cebola roxa e troços de alho francês. Juntei-lhes uma folha de louro e dois cravinhos. Depois por cima coloquei uma mão de borrego, untada com massa de pimentão. Reguei tudo com um fio de azeite. Cobri o tabuleiro com papel de alumínio e levei ao forno a 180ºC durante 1 hora. Depois retirei o papel de alumínio e deixei de forno, a 200ºC, durante mais 45 minutos, tendo o cuidado de abrir o forno e regar regularmente a carne com os sucos que se iam depositando no fundo da assadeira.

Para acompanhar resolvi experimentar a fazer um puré de batata a que juntei dois tomates pelados e cozi em água aromatizada com dois talos de hortelã. No final escorri a água e retirei a hortelã antes de transformar os legumes em puré. Coloquei apenas um fio de azeite para ficar mais gostoso.

2 comentários: