sexta-feira, 21 de maio de 2010

Centros de alface no forno

A inspiração desta receita veio de um programa da Nigella. Nunca me tinha ocorrido assar os centros das alfaces, mas gostei muito do resultado. Já não me recordo que temperos ela usava, porque na altura não tomei nota, mas a ideia presta-se a muitas variações.

Depois de passar as alfaces por água e de as colocar num tabuleiro de ir ao forno reguei-as com um fio de azeite. À parte, numa frigideira tostei 2 colheres de sopa cheias de sementes sésamo, 1 colher de chá de mostarda em grão e 1 colher de chá de sementes de coentros, trituradas antes no almofariz. O processo levou muito pouco tempo porque as sementes rapidamente começam a saltar e é necessário retira-las do lume, mesmo assim este procedimento ajuda a activar o sabor dos condimentos. Depois deitei a mistura sobre as alfaces e levei ao forno durante 20 minutos.

4 comentários:

  1. Fiquei com uma enorme curiosidade!...
    Nunca tinha visto alface cozinhada (a não ser na sopa, mas que ainda assim eu não tenho hábito de incluir nas minhas).Adoro alface!... Como praticamente todos os dias. Acho que vou experimentar!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito da ideia quando vi esse episódio! E olha que eu tomei nota... lol Também quero experimentar!
    As alfaces (6) levavam 1/2 litro de caldo de frango, 4 c. sopa azeite, tomilho, sal, pimenta.
    Tapavam-se com alumínio e ia ao forno por 25 min. a 160ºC.
    Deixa-me que te diga que as tuas alfaces não ficam nada atrás das da nigella! Estão com um aspecto delicioso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Babette e Marina,
    Eu tinha uma vaga ideia que levavam tomilho, mas agora que a Marina me recordou a receita já me lembro do caldo de frango e do papel de alumínio. Mas a verdade é que estas estiveram no forno 20 minutos a 200ºC (o meu forno não aquece muito) e ficaram com este aspecto que podem ver na fotografia. A camada de sementes deve ter servido de protecção. Hoje comi a última, aquecida no microondas, e estava perfeita. Claro que esta receita só funciona com estes "cogolhos" bem fechados. Bjs

    ResponderEliminar
  4. hunm que delicia menina
    por acso nao vi e normal so vejo quando estoun em casa do nmorado infelizmente pois nao tenho tv cabo
    beijinhos

    ResponderEliminar