terça-feira, 11 de maio de 2010

Brownies sem culpa

Cozinhar tem em mim efeito terapêutico a vários níveis. Neste momento, é um dos pouco espaços onde posso exercer a minha criatividade, tendo apenas como limite a eventualidade de preparar algo totalmente intragável, que vai terminar no caixote do lixo. Porém, o tempo que lá estou, em agradáveis congeminações, sobre quais os ingredientes a colocar ou ainda qual o formato a dar ao prato, é um período em que me desligo de todos os problemas diários. Por outro lado, acontece que este prazer em que está impregnado o acto de cozinhar ainda culmina em algo, bem material, que nos envolve através de todos os sentidos e nos transporta até ao "céu dos gulosos". Foi o que aconteceu com estes brownies feitos no final de uma tarde de domingo. A receita foi completamente alterada face às tradicionais, para reduzir o meus sentimentos de culpa ao comer este tipo de bolos.

Assim, utilizei 100 g de chocolate negro, partido aos quadrados que misturei com 2 iogurtes magros. Levei ao microondas até ao chocolate derreter e depois com a ajuda de umas varas bati a mistura até que ficar homogénea. Juntei-lhe 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, 3 colheres de sopa cheias de farinha, 2 colheres de sopa de cacau magro, 100 g de avelãs e de nozes, partidas de forma grosseira, 2 ovos e 1 colher de café de essência de baunilha. Deitei este creme num tabuleiro pequeno previamente forrado de papel vegetal de cozinha. Levei ao forno (150ºC) durante cerca de 30 minutos. Depois deixei arrefecer um pouco e virei sobre uma superfície também coberta com papel vegetal. A seguir cortei os quadrados e polvilhei a parte de cima com cacau em pó.

3 comentários:

  1. Adoro estas versões de gulodices sem culpa!...
    E partilho consigo o aspecto terapêutico da culinária: a cozinha é o único sítio onde me consigo abstrair dos problemas e angústias do dia-a-dia!...
    Babette

    ResponderEliminar
  2. hehe uma versao bem gulosa na mesma
    eu ca adorei esta tuas alteraçoes sempre que as tornamos mais saudaveis fazemos mais vezes
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Confesso que ando um bocadinho gulosa nos últimos, como se irão aperceber nas próximas entradas. Bjs

    ResponderEliminar