quarta-feira, 5 de maio de 2010

Travesseiros de farinheira e espinafres


Desde que vi esta receita no blogue da Babette já a fiz duas vezes, tal foi o sucesso que obteve cá em casa. Por coincidência tinham-me oferecido há algum tempo atrás umas farinheiras da zona da Guarda, que tinha congelado, mas sem grandes expectativas de as aproveitar. São um pouco diferentes das que consumimos em Lisboa. Aliás, bastante melhores porque parecem ter menos gordura.

A receita é bastante simples e eu só introduzi umas ligeiras alterações. Comecei por cozer a farinheira, depois de picada com um garfo, durante 5 minutos. Depois retirei-lhe toda a polpa que transformei numa pasta com a ajuda de um garfo. Em separado, fritei alho picado e 2 colheres de sopa de pinhões em azeite, até os pinhões começarem a alourar ligeiramente. Juntei então espinafres previamente cozidos e picados. Envolvi-os no azeite e deixei tomar de gosto uns minutos. Depois adicionei a polpa da farinheira e misturei tudo até obter uma massa homogénea.

Desta vez, utilizei uma massa folhada congelada de origem espanhola que tinha a indicação de utilizar margarina vegetal. Estendi a massa de forma a obter um rectângulo, colocando o recheio no centro. Dobrei depois a massa e cortei-a com uma faca, pincelando cada uma das peças com gema de ovo batida. Os pastéis foram ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal durante cerca de 15 minutos.

5 comentários:

  1. Que lindos que ficaram!....
    É um "trunfo" de entrada: simples de preparar e agrada sempre!...
    Um beijinho
    babette

    ResponderEliminar
  2. Ena! Ficaram espetaculares! Muito bonitos, mesmo! Tenho que experimentar!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. hum que ricos folhadinhos,
    venha uma salada e ja tinha almoço
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fa,

    Está com um aspecto delicioso. A conjugação da farinheira (que é o meu enchido favorito) com os espinafres e os pinhões tirou-me do sério.

    beijos

    ResponderEliminar
  5. Um sinal de que estavam mesmo bons é que as duas travessas ficaram completamente vazias antes de terminar o almoço! Penso que me esqueci que referir que se tratava de massa folhada, mas a fotografia também o evidenciava. Bjs

    ResponderEliminar