segunda-feira, 31 de maio de 2010

Travesseiros com recheio de pato e alho francês


Embora as férias se aproximem e com elas se entre num período de festejos e folguedos vários, a verdade é que todos nós em maior ou menor grau sofremos as consequências de uma crise económica, que há muito deixou de ser figura de retórica para passar a afectar as nossas carteiras. No que toca à alimentação importa ter em conta preços e principalmente a boa gestão do que adquirimos. Por essa razão resolvi criar uma nova etiqueta a utilizar sempre que se tratar do aproveitamento de algum tipo de sobras. Recordo-me que há muitos anos atrás, diria mesmo décadas, existiam livros e revistas de culinária dedicadas apenas a este tipo de receitas. Mas esse espírito desapareceu e hoje encontramos quase só revistas que a diversos níveis fazem apelo ao luxo. Com isto não quero ser mal interpretada e pensarem que de repente estou a passar por uma fase radical. De todo! Isto é apenas uma reflexão.

Outro dia li uma entrada num blogue americano que me fez meditar sobre este assunto. O autor manifestava o seu espanto e crítica perante aquilo que ele observava nalguns sites e questionava-se se os seus responsáveis comeriam realmente tudo o que apresentavam. Não sei qual é a experiência das minhas colegas nesta matéria, mas eu tenho sempre uma lista de receitas e respectivas fotografias à espera de serem colocadas no blogue. Nunca em momento nenhum senti que o blogue me fazia desperdiçar comida. Pelo contrário, permiti-me ter uma melhor qualidade na alimentação e também uma melhor gestão dos alimentos e das refeições. Aliás, introduzi algumas "correcções" no meu comportamento como blogger, porque me apercebi que se me deixasse levar pela gulodice desenfreada e pelo excesso, o meu blogue teria de ser novamente encerrado para eu fazer dieta. Foi uma lição que aprendi e não quero repetir o erro.

Mas voltando aos aproveitamentos, porque hoje estou a ficar muito séria e também não é caso para isso, estes travesseiros que faço com diversos recheios são excelentes para aproveitar restos. Já os tinha colocado no outro blogue (A minha cozinha), mas volto agora a relembrar a sua receita:

Massa
250 g de farinha
125 g de margarina
1 ovo
sal e água suficiente para amassar

Recheio
4 alhos franceses finamente picados
1 colher de sopa de margarina
restos de pato assado
1 cm de gengibre ralado
3 colheres de sopa de sementes de sésamo
1 colher de chá de mayzena (para ligar o recheio)
sal q.b.

Fiz uma espécie de refogado com o alho francês e a margarina a que juntei depois os outros ingredientes, deixando para o fim a mayzena. Deixei arrefecer e depois montei os travesseiros, utilizando a massa anterior, que entretanto tinha ficado no frigorífico cerca de 30 minutos. Antes de irem ao forno pincelei-os com gema de ovo.

2 comentários:

  1. Essa reflexão é urgente! A todos os níveis. A crise está aí, os políticos já tomaram medidas radicais, e as pessoas passeiam-se nos shoppings e endividam-se para ir de férias aparentemente com o mesmo à-vontade de sempre. No que diz respeito à comida, sinto que o blog me está a "obrigar" a variar mais os ingredientes e refeições mas não deixo que me obrigue a comer mais ou a desperdiçar. Quando tenho uma festa essas refeições são mais caras, mais calóricas, mas são para muitas pessoas. Ah, e nos dias que se seguem, as sobras são aproveitadas, claro.
    Babette
    PS. curiosidade: num comentário tão longo quanto este, a palavra de verificação era "calar"...será que estou a "falar" demais?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Babette
    Também estou de acordo consigo. Confesso que quando li esta crítica ela me fez reflectir sobre a minha experiência de blogger. Claro que há os dias de excesso, nas festas, em que tenho consciência de exagerar, mas há nisso um valor simbólico que também é importante. Muitas vezes essas iguarias até desaparecem rapidamente, divididas por todos os comensais.
    Desejo-lhe umas excelentes férias.
    Bjs

    ResponderEliminar