segunda-feira, 24 de maio de 2010
Gelatina de framboesa com iogurte grego
Há que começar a semana de forma sensata, mas envolvidas numa atmosfera de cores e de aromas condizentes com a estação primaveril. Aproveito também para recordar a velha máxima de que o Sol quando nasce é para todos, assim também é necessário pensar nos que por razões várias, que não são só estéticas, precisam de cuidar da sua alimentação. Nessas situações há pequenos mimos, perfeitamente inócuos em termos alimentares, que são capazes de suavizar os problemas diários. É um pouco pensando nas pessoas que se encontram nessas situações que às vezes idealizo este tipo de receitas. O rosa destas minhas gelatinas é por isso o rosa da esperança e um convite ao desfrutar de pequenos (ou grandes?) prazeres, numa atmosfera de ócio e de paz.
As framboesas com que preparei estas gelatinas foram comprados este sábado no mercado biológico perto da minha casa. Algumas ainda vinham com os pés espinhosos, que foi necessário retirar com cuidado. Estavam no ponto certo em termos de maturação! Na verdade, bastante diferentes das que costumo comprar no supermercado. Passeia-as por água e coloquei-as numa taça, reduzindo-as depois a puré com a ajuda de uma colher de pau, mas sem fazer qualquer esforço para obter um creme homogéneo. É sempre agradável encontrar bocadinhos de fruta inteira. A este puré de framboesas juntei dois iogurtes gregos com 0% de gordura, misturando de novo.
Num tacho pequeno coloquei duas colheres de chá de agar-agar e deixei de molho 10 minutos em 250 ml de água, seguindo as instruções da embalagem. Depois adicionei uma vagem de baunilha aberta com uma faca e raspado o seu interior. Penso que quando não se adiciona açúcar a baunilha é sempre uma boa forma de compensar a sua falta. Deixei ferver a gelatina durante 5 minutos e juntei posteriormente este liquido ao puré de framboesas. Misturei de forma suave e deitei em formas previamente molhadas com água fria. Depois de algumas horas de frigorífico foi só desenformar e começar a saborear esta pequena sobremesa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Está com um aspecto primaveril, suave e livre de culpas!... Muito bem!
ResponderEliminarBabette
Que lindas fotos e tão tentadoras :*
ResponderEliminarOlá Fá.....
ResponderEliminaraté que enfim a encontrei...vejo que continua a escrever maravilhosamente bem e com receitas que realmente me tiram do sério.Sem dúvida alguma um blog maravilhoso. Vou continuar a vir ok?
Beijinhos para si e um muito especial á sua MÃE.
Agradeço muito às minhas queridas leitoras as suas simpáticas palavras. Mas se permitem gostaria de deixar uma palavra especial para a "Tuquinha". Fico contente de a voltar a encontrar neste espaço. Claro que darei o seu bj à minha mãe.
ResponderEliminarBjs
por acaso andei a procura de ramboesas e so vi congeladas.
ResponderEliminaracabei por nao trazer mas que pena senao poderia fazer esta delicia
beijinhos
Olá, Moranguita
ResponderEliminarSe for gulosa não se esqueça de juntar algum açúcar. Bjs
Conheci hoje o seu blogue e adorei. Excelentes fotos e receitas apetitosas. Vou voltar de certeza, muitos parabéns!!
ResponderEliminarObrigada, colega Blogger! Será sempre um prazer encontrá-la por aqui. Também visitamos regularmente o seu espaço. Bjs
ResponderEliminar