segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Viva a sardinha" - Pão de sardinhas (3)

Basta andar por Lisboa para as encontrar penduradas em candeeiros, balançando-se ao sabor do vento, ou coladas em cartazes. As sardinhas (em papel e ao vivo) começam a invadir a cidade nesta altura do ano. Desta vez podemos escolher entre vários modelos, os quais têm em comum o domínio do vermelho e do verde.

Levada por esta maré resolvi libertar umas quantas sardinhas, presas em duas latas, e voltar a dar-lhes vida numa nova versão de pão de sardinhas.


Procurei seguir o mote com que termina o manifesto que anuncia as festividades da cidade de Lisboa - 2010.

Às Festas ... Às Festas! Pelo vermelho do excesso e pelo verde da vida" ...

Às sardinhas preparei-lhes um leito vermelho, para que pudessem repousar em rubras cores. Exagerei na polpa de tomate, como recomendam as palavras de ordem . Para compensar e dar-lhes o verde da vida, coloquei um ramo de alecrim em cima. Também poderia ter optado por manjericão, só não o fiz pela delicadeza das suas folhas que teriam ficado certamente muito ressequidas no forno.


Mas não lhe faltou a companhia de um vaso de manjerico depois de terminado.

Para quem quiser experimentar esta nova receita de pão de sardinha, aqui fica:

. 2 chávenas almoçadeiras de farinha com fermento
. 1 pacote de polpa de tomate (210 g)
. 1/3 de chávena (almoçadeira) de azeite
. 3 ovos
. 6 talos de alho fresco cortados às rodelas finas
. hastes de alecrim
. 2 latas de sardinhas sem pele nem espinhas e conservadas em azeite


Comecei por preparar a massa. Depois deitei metade numa forma de bolo inglês e coloquei por cima uma camada de sardinhas, tendo o cuidado de escorrer bem o azeite. Adicionei o resto da massa, terminando por enterrar as hastes de alecrim no centro do pão. Foi ao forno cerca de 45 a 50 minutos, o tempo necessário para ao espetar um palito na zona central este sair seco.

Sem comentários:

Enviar um comentário